quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

S.L.Benfica - Clube Mítico dos anos 60

Andaram para aí a espalhar mais um mito urbano acerca do Benfica. Mais uma vez tentam fazer contra informação e chutar para canto a História riquíssima do Glorioso. Entre os tempos do regime e as ajudas do cachalote ou calabote, surge agora uma nova versão da história do futebol europeu dos anos 60.
Então não é que o Real Madrid é a equipa mítica da década de 60?
Não acreditem em tudo o que lêem em jornais azuis. Mais uma vez, houve uns ardinas do jornal Púbico que falharam na pesquisa e adulteraram a verdade dos factos. O que vale é que as principais enciclopédias futebolísticas mencionam as coisas como elas se passaram e “dizem” que a referência europeia é o Benfica.
Nós, Benfiquistas, temos todo o respeito pelo Real Madrid e pela sua história, assim como eles têm por nós. Aliás, o Glorioso é sócio honorário do RM. Está em nome de Cosme Damião e distinguia, igualmente, a Instituição Benfica. Isto em 1913/14. (a título de curiosidade, segue abaixo documento comprovativo).
O Real Madrid, de facto, tinha uma grande equipa nos anos 60, mas foi o Sport Lisboa e Benfica quem dominou a Europa. A falta de rigor do artigo do Púbico é evidente, pois refere que o RM ganhou 5 Taças dos Campeões Europeus consecutivas. É verdade, mas foi nos anos 50 (1955/56 a 1959/60).
O Benfica jogou 64 vezes nas competições europeias e teve 10 presenças em 10 épocas. Na TCE tivemos 9 presenças, fomos a equipa com mais vitórias (34) e golos marcados (149). Ao compararmos com o RM, estes têm menos vitórias, menos golos marcados, mais empates, mais derrotas e mais golos sofridos.
O Glorioso tem 2 triunfos na TCE, o RM tem 1. O Benfica tem 3 presenças na final, O RM tem 2.
Portanto, o Clube Mítico da década de 60 é o Sport Lisboa e Benfica.
Foi com esta equipa que construímos uma boa parte da reputação que temos hoje. Fiquem cientes de uma coisa: Respeito, é o que os outros Clubes Grandes sentem por nós.
Este texto do Púbico é disparatado, oculta e deturpa a verdade, mas não é surpreendente. Para quem anda a reboque de outros interesses e objectivos, vale tudo…até alterar datas de fundações de certos clubes para serem os mais velhos no futebol português. Adulterar coisas é com eles. Mais uma vez tenham vergonha.
E não se esqueçam, o Sport Lisboa e Benfica faz parte do lote de apenas 8 equipas que foram BI-CAMPEÃS EUROPEIAS. O SLB faz parte do lote restrito dos Clubes Míticos.
PS: Peço que vejam os comentários, pois o Caro Kallou menciona factos importantes que complementam a informação acima referida.

FORÇA BENFICA
SEMPRE CONTIGO
...
AO INIMIGO, NEM UM PALMO DA NOSSA TERRA

5 comentários:

@martasta disse...

:)
BENFIIIIIIIIIIIIIICCA!!!

Não sou muito conhecedora da história passada do clube, se visse a noticia iria acreditar no que lá estava escrito!
Fico orgulhosa do meu clube!!! (ainda mais, é possivel?)

beijoca gloriosaaaaaaaa

Jotas disse...

meu caro, tenho acompanhado os teus posts com imenso interesse e aprendido imenso com eles.
Fantásticos os teus conhecimentos e pesquisa sobre o slb.

editor69 disse...

Façam o que eles fizerem...
não apagam a história...não o conseguem...é que a única diferença entre o grande Real Madrid e o Colosso BENFICA...é que o primeiro já é coroado de inicio...mas o segundo tem como coroa de glória a sua mistica!
Abraço!

Anónimo disse...

Só uma pequena correcção:

O Benfica, nos anos 60 tem 5 finais na TCE e não 3...porque apesar de ter ganho 2, temos que juntar mais as outras 3 finais, em que fomos Vice-Campeões!! Logo o Benfica, tem 5 presenças na final! 2ganhas e 3 perdidas!!

É para as pessoas, qie não sabem, perceberem bem!!

Já agora, podias acrescentar, que o Benfica ganhou as 2 TCE, contra o Barcelona e o Real Madrid ( melhor equipa de sempre do Real Madrid ).

As outras finais, perdeu contra o Inter, em pleno San Siro, em que jogámos, o jogo quase todo com 10 elementos ( na altura não havia substituições ), porque o Trapattoni lesionou o Monstro Sagrado...mas mesmo assim, segundo as crónicas da altura, o Benfica escostou o Inter às cordas, e apenas perdemos o jogo, por pura infelecidade do nosso guarda-redes, que sofreu um frango monumental!!

A outra final, perdemos contra o Manchester United, em Wembley, após prolongamento!! De referir, que nó último minuto de jogo, o Eusébio, isolado, fez um grande remate, em que o guarda-redes do Manchester, defendeu..e o Eusébio, com um enorme desportivismo, aplaudiu-o!!

A outra final, perdemos contra o AC Milan!!

Isto, só para referir, que o Benfica jogou as finais, sempre contra os melhores...e ganhou e perdeu...mas com os melhores...!!

Não jogámos contra, Mónacos!!!

1 abraço

Saudações Benfiquistas

Kallou

Anónimo disse...

antes da final contra o ac milan o benfica perdeu uma TCE para o PSV