quinta-feira, 30 de julho de 2009

2 temas

Não tenho tido "tempo" para publicar novos post's, pois o pc de vez em quando bloqueia-me o blog... ou vice-versa! E digo que é falta de tempo porque nos 3 segundos que consigo visualizar o blog, não tenho tempo para iniciar sessão, quanto mais escrever algo. Mas agora, e aproveitando estes segundos largos concedidos pela bondosa internet, que não se desligou, aproveito para abordar 2 assuntos jornalísticos. É um post extenso, mas tive de aproveitar enquanto a máquina funcionava.

- Maisfutebol "boicotado" pelo Benfica.
Obviamente sou a favor da liberdade de imprensa, mas da profissional.
Claro que os jornais (incluindo os sites) ao dizerem que o Maradona vem para o Benfica, tiveram de ter essa confirmação e às vezes nem é preciso, pois têm repórteres que acompanham o Clube e sabem das situações ou de quem está a ser observado. Em alguns casos é só juntar 2+2. Ex.: se o Benfica está com falta de um lateral esquerdo e se os jornalistas sabem que alguém ligado ao Clube pediu acreditação para ver determinado jogo, rapidamente chegam ao assunto pretendido. Mas até ai... tudo bem. É o trabalho dos jornalistas. Mas ao fazerem constantes notícias tendenciosas, as pessoas cansam-se de ler.
Se querem respeito pelas instituições de Bom Nome e pelos Leitores... respeitem os intervenientes das notícias.
Porque é que querem gozar com o Benfica quando um jogador é desviado para o clube azule?
E quando é o contrário? A boa organização do outro clube, que não conseguiu os objectivos da contratação, não é posta em causa! É o quê? Estratégia?
O Benfica já fez 127 contratações e continua em busca para conseguir 200 jogadores antes da época começar, mas não há referências às ridículas contratações de 352 jogadores por parte do clube enganador e que vai colocar noutros clubes da liga 349 das... contratações!
Claro que os clubes observam centenas de jogadores para depois ficarem com uma dezena, mas observação é diferente de contratação e o que espelha por aí é que o Benfica a observar... já está a comprar!
Havendo falta de notícias bombásticas do Benfica, faz-se alarido porque o Balboa ganhou 989,597 mil euros por dia vestido de Encarnado ou que o Benfica desde há um ano para cá é o melhor comprador do Real Madrid!
Isto interessa? Sim, tem muito interesse, pelo menos para mim, pois tenho a certeza que sou um craque a jogar com o meu pior pé e reforcei a ideia do bom relacionamento Benfica/RM, mas também tinha interesse em saber o que se faz ao dinheiro das boas vendas que o clube enganador consegue! Mas isso já não é assunto nacional, porque não é o Benfica. Ser um Clube Enorme tem disto, para o bem ou para o mal as coisas ficam a saber-se. Quando se usam práticas de repressão e de influência extrema que limitam a informação... é como se não houvesse notícia, mas sendo o Benfica a limitar essa informação, atenção, sem repressão violenta, já escrevem coisas "bonitas" como: "Os temas, e a forma como os tratamos, são definidos exclusivamente por nós. Como sempre. No Maisfutebol não aceitamos ditados.", "Não fazemos «fretes». Não escrevemos por encomenda. Não temos medo de ter opinião."!! Ainda bem que não têm medo... só não pegam é noutros assuntos que seriam, chamemos-lhes, melindrosos.
Mas dizem mais umas prosas que encantam as fadas e os duendes dos bosques encantados e a menina Alice no país das maravilhas: "No entanto, tais evidências não devem impedir-nos de denunciar sempre que é vedado o acesso de um jornalista à informação. A discriminação é um acto de violência exercido sobre quem escreve e sobre quem lê. E deve ser publicitado, para que o maior número de pessoas conheça quem assim age." Belo discurso! Soberbas palavras! Aplausos por favor.
O excomungado do Adriano daria uma bela notícia, se calhar até tem vontade de falar, mas os órgãos de comunicação é que não devem ter vontade nenhuma de pegar no assunto - "não escrevemos por encomenda" dizem eles - mas já existe vontade em dizer que as fontes anónimas disseram... qualquer coisa relacionada com o Benfica. Isso sim, o tema qualquer coisa é que é notícia.
Por falar em boicotes, isso têm sido constante em relação a notícias menos favoráveis a outros clubes, porque relativamente ao Benfica não têm como se queixar.
Falando em encomendas, eu não estou aqui para pedir notícias menos positivas sobre o clube enganador, estou apenas a fazer uma comparação, porque ao nível deste assunto, eu só faço encomendas na telepizza e na mercearia.
Claro está que uma vez fechadas as portas à TVI se seguissem outros órgãos do grupo, mas também dominar uma parte da informação em Portugal e publicar em todos quase a mesma coisa é no mínimo maçador, entenda-se por informação aborrecida e ser lida sem paciência.

- O vídeo de uma parte da apresentação do Benfica.
Aqui não tenho muito a dizer.
Não vou dizer mal nem condenar, porque simplesmente se estivéssemos no mesmo lugar seguramente atiraríamos umas piadas e umas farpas. Para além de que isto cheira a "armadilha" porque me parece que a transmissão nem estaria a ser directa naquele momento. Portanto, é a mesma coisa que estarmos na casa de banho descansadinhos da vida e no dia seguinte circular um vídeo na net... e isso não é nada de bonito!
Não me choca o que eles disseram, todos têm as suas opiniões, só que alguém revelou as destes jornalistas da SIC.

3 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo tudo o que dizes menos um pormaior.

O Jorge Batista não sabe quem é o Ujfalusi, um gajo que defrontou o FCP duas vezes este ano e defrontou Portugal no último Europeu!!!

Então este individuo andou por Marte e ao chegar é comentador de futebol!!!

71460_5/8 disse...

Por alguma razão eu deixei aqui há uns tempo de visitar o MaisFutebol e mais recentemente o Record (porque já anda a dizer que só os benfiquistas é que atiraram pedras quando no inicio tinham sido os dois lados). Estes jornais querem sempre falsear noticias, manipular dados e dar as noticias de uma forma sensacionalista. Por vezes não é as noticias que dão mas a forma como as apresentam, sempre com um critica ou um dado errado para se colar uma mentira a uma verdade. Na maioria dos jornais os jornalistas não sabem ou não querem separar noticias de opiniões. Enquanto o fizerem levam com o meu boicote e se muitos mais o fizessem era o fim deles.

PS no caso do vídeo o que me afligiu não foi eles mandarem uma boca machista. o que me afligiu foi o bobo da corte batista que queria ser engraçado e pediu um strip também ter tido comentários muito maus para um colega de trabalho e pior foi ter rebaixado adeptos do Benfica provavelmente só por o serem. "olha para aquilo que vai ali no meio!","mas quem é esta gente?" "o que é aquilo?" "está tudo de cabeça perdida" Quem usa "aquilo" e "esta gente" para se referir a pessoas e que neste caso são Benfiquistas e que se acha muito importante que devia era ter mais reconhecimento merece é um murro nos dentes...

Miguel Nunes disse...

q na luta com fervor...
nc encontrou rival
neste nosso Portugal...

SER BENFIQUISTA ...




o Luis Sobral é um grande FDP q so merece boicote ao seu sitezeco

e é um facto q aquela Alexandra (pelo menos foi assim q a trataram) hmmmmmmmmmmmmmmm