terça-feira, 21 de julho de 2009

Ser do Benfica é um Privilégio - 1

Aproveitando uma frase do amigo Carlos Machado Acabado http://oquistodidactico.blogspot.com/ deixado num comentário há uns dias atrás, começo hoje, e sem dia certo de publicações, o “Ser do Benfica é um Privilégio”. Digamos que é uma viagem a histórias, factos e conquistas que fizeram crescer o Clube que Amamos.
Apesar de não pretender seguir datas, achei por bem começar pelo… princípio, mais propriamente em 1905, um ano depois da Fundação.

Compra de 12 camisas de flanela pelo Grupo Sport Lisboa
As primeiras camisolas do Benfica foram confeccionadas pela Alfaiataria Nunes em Belém, situada perto da Farmácia Franco onde o Clube foi fundado. As camisolas totalmente vermelhas, com colarinhos, aberturas e punhos brancos, eram feitas de flanela e foram pagas pelos jogadores a 1.000 réis a unidade. O resto do equipamento era composto por calções brancos e meias pretas.
Anteriormente, ainda se tinha esboçado a ideia de utilizar camisolas aos quadrados vermelhos e brancos, inclusive mandaram vir catálogos de fábricas inglesas, mas optaram pelo vermelho total.

Vermelho devemos ter nas cores dos equipamentos para significar alegria, colorido e vivacidade – e entusiasmo na luta.”

Camisola de Cosme Damião

Botas de jogo de Cosme Damião

Sem comentários: