domingo, 28 de junho de 2009

Sábado com saldo negativo

Balbúrdia na horta
Eu vi o vídeo dos incidentes do jogo e condeno o que aconteceu. Já o disse várias vezes, nem que seja a jogar à sueca, um derby é sempre um derby, mas é para ser vivido com emoção e não com violência.
Perante a passividade da polícia as coisas descambaram, mas caramba o jogo foi feito num campo regional onde existem mais pedras por m2 que em Monsanto!
E será que não houve qualquer coisa antes destes incidentes que ficaram registados em imagens?
Seja como for… assim não!
É preciso não esquecer o essencial… que é o futebol.

5 comentários:

Carlos Machado Acabado disse...

Lamentável, de facto!
Persiste, pelos vistos--e até alastra contaminando escalões da (pré) competição até aqui, em larga medida, imunes ao 'virus', pelo menos nesta escala--a de todo indesejável e perversíssima 'confusão' entre vibração clubista (mesmo com toda a carga de irracionalidade intrínseca que isso comporta de forma natural E NÃO NECESSARIAMENTE NEGATIVA) e a emergência objectiva de tensões sociais de todo o tipo que aqui, ao que nos obstinamos, apesar de tudo, em chamar "Desporto", vêm regularmente 'desaguar'.
Ao que tudo indica, temos mesmo é de, em vez de sonhar com soluções minimamente eficazes para o problema, aprender a viver com esta deplorável realidade do mesmo modo que se aprende a viver com uma doença incurável (que, neste caso, é preciso dizê-lo, é, antes de mais, a inépcia e a falta persistente de dimensão ética, intelectual e política de quem dirige e devia achar as soluções para lidar eficazmente com o mal ou dar lugar a quem pudesse eventualmente fazê-lo).
Com maior sucesso, pelo menos.
Agora, o que não se compreende de todo é o modo como o Sporting Clube de Portugal, que era o anfitrião do jogo (?) e a quem competia óbvia e até legalmente assegurar as condições básicas de segurança no meio "disto" tudo pretenda não ter o que quer que seja que ver com "aquilo" (!) como se não fosse sua estrita obrigação garantir que as pessoas em geral, muitas delas jovens e famílias, não tivessem sido expostas às consequências de uma autêntica batalha campal que até tiros meteu!!
É inadmissível que o clube anfitrião não meça claramente as consequências da sua evidente leviandade assim como da sua clamorosa incompetência organizativa e não assuma corajosamente a parte que lhe cabe das culpas em tudo o que se passou!
Inadmissível e escandaloso!
É por secretários de estado, federações, conselhos de 'justiça', ligas e por aí fora, isto é, por estas entidades agirem sistematicamente deste preciso (e irresponsável!) modo, assobiando para o ar e sistematicamente não cumprindo os seus deveres quando devem fazê-lo, que o futebol profissional está como está e o Desporto só não está porque, pura e simplesmente, não existe entre nós Desporto!...

Gonçalo disse...

O amigo Carlos Acabado tocou nos pontos onde ninguém que tocar, talvez seja preciso acontecer uma tragédia parecida com a de Heysel Park para que estes atrasados mentais aprendam a viver civilizadamente.
Os ingleses ficaram 5 anos fora da UEFA mas aprenderam bem a lição.
Hoje são os reis do fair flay etc e tal, mas muita gente não sabe porque não há claques em Inglaterra.E isto existe em todos os escalões e no futebol regional. Por exemplo este ano no jogo Palmense-Odivelas B um adepto do Palmense ameaçou adeptos do Odivelas com uma pistola e um outro adepto do Odivelas foi esfaqueado na cabeça.Isto é só a ponta do iceberg.

forteifeio disse...

Sou benfiquista e acho que as primeiras pedras veem da bancada. Pelo que vejo no video. Ainda assim o Benfica deveria expulsar os sócios que não se sabem comportar. Assim nunca mais haveriam situações como estas. Queremos pessoas que vivem o clube com paixão e emoção, não queremos nem precisamos de animais

Sou de um Clube Lutador disse...

É importante estas situações não acontecerem, é importante que as famílias não tenham medo de ir ao futebol.
Mas é como o amigo Carlos Acabado diz... a responsabilidade da segurança é do sporting. Eles têm que assegurar as condições mínimas.
Vão até ao loucospeloslb.blogspot.com e vejam e ouçam o que aconteceu ontem.

Caro Gonçalo,
Joguei vários anos no Palmense, e com pessoal bairrista... às vezes as coisas têm outros extremos.
Os jogos não podiam começar sem a presença policial e quando chegavam, vinham 2 a 4 polícias. Por vezes o ambiente alterava-se (em qualquer campo) e obviamente eles não se metiam, quanto muito pediam reforços ou então era o próprio pessoal que serenava os ânimos uns dos outros.
Mas sim... é a ponta do iceberg... só que não se dá importância a isso... é a regra do assobio.

Abraços a todos
..

Gonçalo disse...

Eu só dei esse exemplo como poderia dar outros que assisti, não tenho nada contra o Palmense. Por vezes basta uma "boca" mal dada para acender a faisca, mas pode acontecer em qualquer lado. Mas também acho que o campo de Alcochete não tinha de todo condições, com bancadas improvisadas e zonas de peão além de pouco policiamento para um jogo desta importância.