segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jornalísticos

Há um misto de sensações que de momento me consome.
Por mais que se diga e pense que não se deve acreditar em tudo o que se lê nos jornais, o certo é que eles têm acesso a informação privilegiada.
- “A maioria das notícias são para desestabilizar o Benfica!”
- “Não se acredite no que os jornais dizem!”
Ainda há uns post atrás eu fiz referência à bola branca por causa de como eles entendiam o comunicado à CMVM e houve uma pessoa que escreveu “ainda há Benfiquistas que perdem tempo a ver a merda da bola branca!”.
1) Se os jornais indicam jogadores para o Benfica é porque eles foram ou estão a ser observados. Claro que a comunicação social quer fazer ver que ele já é jogador do Benfica. Porquê? Todos sabemos… aumenta o número de vendas, aumenta o número de visitas aos respectivos sites e aumenta a conversa em torno desse jornal.
2) Se nós bloguistas não formos buscar informação aos jornais, onde havemos de as buscar?
A fontes próximas e seguras? Aí a blogosfera ficaria reduzida a muito poucos.
Ao site do Benfica? Ficaríamos em branco.
Nesta situação de Quique Flores e Jesus, não vi nada a desmentir as negociações com este último. Apenas foram contestadas as arrelias entre LFV e RC. De resto… nada!
Houve num entanto um comunicado à CMVM e ficámos (quase) todos contentes por essa firmeza da Direcção… mas era obrigatório fazê-lo… mas já não é obrigatório esclarecer sócios e adeptos do Sport Lisboa e Benfica do estado em que andam as coisas.
Eu defendo o Benfica, mas será que o Benfica (internamente) se consegue defender a si próprio?
Eu gostaria muito de ver a(s) Direcção(ões) a actuar com clareza. A não se meterem a jeito de serem falados. A evitarem confusões. A blindarem informação.
Porque é que não identificam os bufos e depois de chamados a atenção e a continuarem com a mesma atitude, não se livram deles?
Porque é que os jornalistas sabem de tudo o que se passa no Benfica?
Só invenção? Não me parece.
Aproveitamento de informações? Já me parece mais.
Ah pois é, mas ai nós bloguistas não teríamos acesso à informação (perguntarão alguns). Teríamos acesso à informação necessária e correcta.
Quem não respeita o Benfica… que saia e que leve com a porta no focinho.
Não temos uma Direcção suficientemente forte para por fim a esta situação?
A meu ver, este estado de indefinição de situações, só é benéfico para o aparecimento de mais abutres (e eles andam por aí há espera do momento certo).
Em termos de gestão financeira nada tenho contra esta Direcção, em termos de gestão do futebol… vai lá vai!
Eu faria melhor? Certamente que não. Então porque falo? Porque como adepto sofredor a quem os batimentos cardíacos aumentam substancialmente quando vê o Benfica jogar, gostava de ver uma maior organização e pulso firme nas decisões. Gostava que os inícios de épocas fossem calmos e planeados, para se desenvolver um bom trabalho ao longo da temporada. (Por um lado tenho a minha médica a dizer-me que em estado normal tenho um coração saudável, bate devagar. Por outro, tenho a minha mulher a assustar-se sempre que se chega a mim e sente que o coração quase sai do corpo quando estou a ver os jogos).
Eu era a favor da continuidade de Quique, mas iria ser uma época tremendamente difícil para todos. Não haveriam de o largar, iria ser constantemente questionado e a pressão iria ser mais que muita após algum desaire ou fraca exibição. A Direcção iria estar mais uma vez debaixo de fogo e nós Benfiquistas de sangue latino, iríamos deixar-nos levar por essa pressão e muitos colocar-se-iam ao lado dos jornais. E aí eles já diriam a verdade, não era? É uma forma de conveniência, para umas coisas servem, para outras não e cada um faz a triagem de notícias que entende ter fundamento.
Também eu critico e brinco com algumas notícias, mas outras nem falo com "medo" de serem mesmo verdadeiras.
Se Jesus for (e vai ser) o novo treinador do Sport Lisboa e Benfica, pois então será Jesus o meu treinador.
Mas se Jesus era a opção, porque é não se resolveu logo isso em vez de dar azo a conversetas de jornal e de programas de televisão? Não lhes dêem matéria para especular! Ponham cobro a isso.
A recandidatura de LFV, a meu ver, será facilmente ganha, mas acho que ele está a perder fôlego. No próximo mandato ele que tenha a clareza de não se meter nos assuntos de futebol e deixe essa pasta entregue somente a Rui Costa.
Ele interfere directamente nas modalidades?
Por isso é que estamos a ter bons resultados!

1 comentário:

Carlos Machado Acabado disse...

Eu acho que um dos problemas que se põe nestas questões é o da conciliação entre o direito da imprensa a vender um produto (a opinião ou até a insinuação e a hipótese são, de facto, de um certo ponto de vista, um produto mediático... pós-moderno) e o direito dos Clubes a desenvolverem os seus contactos e negócios com o necessário sigilo.
O Benfica não tem, de facto, de comentar notícias de jornal.
Não pode estar continuamente a desmenti-las, desde logo.
Tem é de blindar-se e aceitar naturalmente toda a barreira informativa (muitas vezes, apenas "informativa"...)
da imprensa.
Não foi, por exemplo, "A Bola" que tramou o negócio Eriksson, o ano passado: foi o descuido dos negociadores.
Cada um faz o seu trabalho e pronto!
Os compradores de jornais têm é de saber distinguir entre o "ofício" destes e a realidade e respeitar o silêncio negocial dos clubes, mesmo quando estão ansiosos por saber novidades...
Mas precisamente porque frequentemente se fala demais é que há certos bichos peçonhentos (já repararam que um dos répteis mais repulsivos e mortais que se conhece é o... dragão de Komode, um bicharoco que, ao morder, provoca nas vítimas uma contaminação, uma infecção--uma septicémia--fatal?...) que roubam a comida da boca dos outros, que a "abrem", às vezes, demais...
Deixemos, pois, os jornais falar e os clubes trabalhar em paz!...
O tempo da grande "Bola" dos Pinhões, dos Márcios, dos Mirandas ou dos Farinhas; da ética e do rigor jornalísticos já lá vai!...