sábado, 6 de junho de 2009

Benfica Universal

O texto abaixo foi retirado do jornal a bola da edição de hoje.

"O Benfiquista improvável em Tirana

Apaixonou-se pelo Benfica por admirar Chalana. Desde então nunca mais perdeu rasto dos encarnados. E sabe tudo, mas mesmo tudo, sobre aquele que diz ser o seu clube de coração.
Julien Jupai, 35 anos, está vestido com uma camisola contrafeita de Portugal que comprou em Istambul por 5€. Apresenta-se como engenheiro civil de jura que aprendeu português pela RTP e por alguns sites, como o de a bola, que consulta diariamente. Fala do Benfica como o mais fanático dos adeptos. "Perdemos o Pereira, mas teremos o Shaffer", atira. Sabe de cor a equipa, gosta de Reyes, de Moretto nem por isso, fala da oportunidade dada a Miguel Vítor, qualifica Quique com palavras que não se podem reproduzir, diz que "jesus é um grande técnico".
Recorda alguns jogos do passado, o golo de Filipovic à Roma (1983), diz logo que o treinador era o Eriksson. Está triste com a época do Benfica, nem a Taça da Liga o consolou, afinal é "uma Taça pequena". E diz que hoje "vamos ganhar". Nós, de Portugal."


E PLURIBUS UNUM

2 comentários:

Dylan disse...

A grandeza deste clube é eterna. É por isso que o "flatulento" e outros têm um ódio de morte ao SL Benfica.

Carlos Machado Acabado disse...

Subscrevo até às aspas o primeiro comentário...
Nunca me esqueço quando (já contei isto mas vou... recontar) na Bélgica me perguntavam se... em Portugal havia outros clubes além do Benfica e eu respondia: "Sporting", os belgas e os espanhóis que comigo conviviam desatavam a rir pensando que eu estava a "reinar" com eles por causa do... Sporting de Gijón ou o Sporting Anderlechtois, os únicos Sportings que conheciam...
Embora a "sapada" já tivesse ganho uma Taça das Taças...
Isto, numa altura em que os "outros" ainda não tinham sequer sido inventados, quanto mais... "dourados"...