segunda-feira, 6 de julho de 2009

Postais ilustrados

Rui Bento
1990/91 – 1991/92
José Carlos
1985/86 – 1986/87
1989/90 – 1992/93
Paulo Madeira
1989/90 – 1992/93
1994/95
1997/98 – 2001/02
Hernani
1988/89 – 1993/94
Verso dos postais com as característcicas do jogador.
O patrocinador da altura era a empresa de ar condicionado FNAC.
Fui novamente ao álbum de memórias e encontrei estes postais autografados, curiosamente o do Hernani não está assinado porque não o consegui apanhar nesse dia.
Tenho uma história curiosa da altura em que ia para a Luz à caça de autógrafos ou de fotos.
Na altura do secundário tínhamos “furos” durante as aulas (chamemos-lhe “furos” e não baldas às aulas… por uma questão didáctica! ) e muitas das vezes qual era o nosso destino? Ir para o Estádio da Luz assistir aos treinos do Benfica.
Numa dessas idas à Luz, só nos lembrámos que a Equipa já tinha viajado para fora do país para ir disputar um jogo europeu, quando já estávamos a chegar à Catedral. Mesmo assim dirigimo-nos ao Campo de Treinos nº2 e lá estavam os não convocados. Lembro-me do Vata, do Fernando Mendes (de alcunha leãozinho, por ter vindo do clube verde. Sim, o do livro Jogo Sujo) e havia também um rapaz novo, vindo dos juniores, que estava no Benfica desde os 15 anos e que se estreou na equipa principal aos 17… pouco conhecido (por nós)… na altura.
Terminado o treino, dirigi-me até à vedação e ia pedindo autógrafos à medida que os jogadores iam passando. Quando o último jogador estava a abandonar o campo, os meus amigos que se encontravam mais atrás perguntaram:
- “Quem é esse?”
Enquanto ele assinava o papel em branco, respondi segundo o que entendi do que estava escrito:
- “É Paulo! Paulo… qualquer coisa!”
Responde-me o jogador:
- “Sousa. Paulo Sousa.”
Virei-me para trás e disse:
- “É o Paulo Sousa!”
Responde o pessoal quase em uníssono:
- “Aaaaahhhhhh…”
Aaaaahhhhhh o tanas!
Estávamos perante o futuro campeão do Mundo de Riade. Um jogador que sendo médio, defenderia a baliza do Benfica no Bessa. Um jogador que iria conquistar uma Taça de Portugal e 1 Campeonato, mas que no verão quente de 93 vestiria a pior t-shirt do Mundo e perderia por 3-6 na antiga horta.
Um jogador que iria representar, para além do Benfica, mais 6 equipas e uma colectividade de lombardos. Iria conquistar 2 Taças dos Campeões Europeus, 1 Taça Intercontinental, campeonato, Taça e Liga do Calcio e Supertaça Ale.
Eh pá, mas na altura era o Paulo Qualquer Coisa.
Agora é o treinador do Swansea City!

Sem comentários: